segunda-feira, 30 de maio de 2011

Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente da escola e uma das ações previstas a serem realizadas pelo grupo da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA da Escola Deputado José Mariz no Município do Conde – Praia de Jacumã, coordenado pelos Educadores Givaldo Freire de Oliveira e Marli Joaquim Soares junto com os educandos representantes de turma: Tamires de Alcâtara Freitas (6 A), Victor Lavor da Costa (6 A), Cristiane dos Santos Silva (6 B), Suellen Ferreira dos Santos (6 B), Rita de Cássia de Sena (6 B), Evirllany Monteiro da Silva (7 A), João Victor Deodato da Silva (7 A), Makseul Jackson Silva Freitas(7 A), Adriano Oliveira de Souza (7 B), Edilene (8 A), Erica (8 A), Jaciara(8 B), Paula (8 B), Maria Leidiane Gomes da Silva (9 U), Samara Cristina de Santana (9 U), Rafaela Gerônimo de Araújo (9 U).
O que se pretende em termos do presente evento é dar sentido ao aprendizado da língua portuguesa, das ciências naturais das artes de modo que seja útil à vida e ao aprendizado, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumento reais de percepção, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, bem como de formação cidadã no sentido universal e não somente de sentido profissionalizante.
E ai a COM-VIDA BRINCOU TAMBÉM NO SERVIÇO...
Este ano a Semana do Meio Ambiente está cheia de novidades, vejamos o que a comissão da escola preparou para os alunos do EF II. Contagiar, surpreender e aprender foi o que aconteceu nesses dias.
Dia: 30 de maio (Segunda-Feira)
Iniciamos as atividades preparatória para a Gincana Ambiental Literária com a PALESTRA DE ABERTURA -Desequilíbrio Ambiental feita pela convidada Profa Helena Mareco que foi assistida pelos educandos do Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano), educadores. A Professoa Helena levou os educandos a refletir sobre os processos do desequilíbrio ambiental, evidenciando a relação que existe entre o homem e o meio ambiente, conduzindo aos ouvintes a fazer reflexão do nosso papel neste contexto.
Acontece que a medida que a palestra ia fluindo, com o passar do tempo... Atenção, limpeza e organização já se era a palavra de ordem que iniciaria a Gincana Ambiental e Literária.
Dia: 31 de maio (terça-feira)
Foi dado a largada ....
O desafio dos estudantes agora era torce por seus representantes na mais famosa brincadeira de soletrar palavras extraidas de seus livros de ciências e garantir a pontuação para suas equipes.
Confiram as equipes:
Fogo - 6 ANO ________ Terra - 7 ANO
Renally (6A) ............................ Jesana (7A)
Água - 8 ANO ___________ Ar - 9 ANO
Jaciara(8A) ............................. Paulo (9U)
... essa turma foi brilhante tornaram-se o centro de toda atenção dos colegas.
Nossa Equipe Técnica no Soletrano
Dia: 01 de junho (quarta-feira)
Ufa! ... Falta apenas 1 dia para a gincana.
Hoje o dia é só das OFICINAS!!!!!!.
  • Desenhos

  • Produção de Murais Móveis;

  • Ensaios de Peças teatrias, dança, ensaios de frases das tocidas;
  • Finalização das arrecadações de utensílios de Limpeza.

O Resultado dessa tarefa foi a seguinte:

DIA: 02 junho (quinta-feira)

Tarefas da Gincana literária

Nossa banca avaliadora foi composta pelo Prof Paulo Robério (Ciências), D.Irlany (Mãe de aluno), Fagner (Ex-Aluno), Humberto Bezerra (Inspetor dos alunos), Kátia (Diretora Adjunta), Leônia Barreto (Secretaria da escola), Lêda (Secretaria da escola).
1ª TAREFA : MURAL MÓVEL
Apresentação e defesa do Mural móvel onde deve aparecer como conteúdo central o que a escola faria para não faltar no planeta terra.

2ª TAREFA : SURPRESA – 1

A Melancia – A planta é rasteira e anual, com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (Cerca de 90%) e diâmetro variável entre 25 e 75 cm. A casca é verde e lustrosa, com estrias de verde-escuro no sentido do comprimento.
Sua composição, além do alto teor de água, inclui açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

O objetivo da prova é juntar o maior número de sementes de melancia no tempo de 60 segundos sem o uso das mãos apenas com a boca, participará apenas (01) um representante de cada equipe.
3ª TAREFA : TEATRO, PANTOMIMA OU TEATRO DE BONECO.

Teatro do grego théatron (θέατρον) é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.[1] Fazer teatro sempre foi uma atividade de caráter religioso, isto é, ligado ao culto das divindades que cada povo possuía. O objetivo era exaltar a glória e o poder das divindades.[2] Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público
As equipes participantes devem apresentar um quadro dramatizado através do teatro cênico, pantomina ou teatro de bonecos o tema deste ano da Semana do Meio Ambiente: Como cuidar do nosso meio ambiente? O número de participantes nesta tarefa é ilimitado.

4ª TAREFA : SURPRESA – 2

O Suco de Acerola – Arbustro ou arvoreta, originário das Antilhas da família das malpighiáceas (malpighia emarginata), cujo o fruto drupáceo globoso, pequeno e vermelho lembra a pitanga e é riquíssimo em vitaminas A e C, ferro e cálcio. Tem um sabor delicioso e muito desejado na sua forma de suco ou no geladinho dindim.
Participara desta prova (01) um representante de cada equipe o objetivo será tomar no tempo de 60 segundos 2 litros deste gostoso suco em um canudo onde será o vencedor da prova quem deixar a menor quantidade na garrafa. Após terminar o tempo você poderá sirva aos colegas também e bom apetite!.
5ª TAREFA : DANÇA
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao Deus Osíris. O caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos. Na Grécia Clássica, a dança era frequentemente vinculada os jogos, em especial aos olímpicos.[1] A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).[2] Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro. Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
As equipes devem apresentar nesta prova uma mostra de dança realizada pelos própios integrantes da turma com duração máxima de 5 minutos sem esquecer a temática da gincana.


6ª TAREFA: SURPRESA – 3
Busca do tesouro literário no
http://comvidaescolajosemariz.blogspot.com/.
Nesta prova durante a semana os educandos deve visitar o Blog da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da escola e observar as postagens feitas a partir do ano de sua existência na rede mundial – Internet. Assistam os vídeos publicados e veja a poesia Migração.
O objetivo desta prova é saber qual a equipe que respondera o maior número de perguntas de dez (10) sobre o Blog. Escolher um (01) representante para ler ás respostas feito pela equipe.
7ª TAREFA : PARÓDIA

A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária, (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade.
O objetivo desta prova é a equipe criar uma parádia musical com a temática da gincana - Como cuidar do nosso meio ambiente? e apresentar cantada para a comissão julgadora. A quantidade de participante na apresentação final é Ilimitada.
8ª TAREFA : RESULTADO DO KIT LIMPEZA SOLIDÁRIA.

Durante toda a semana as equipes deverão fazer o maior número de arrecadação de materiais doados que têm muita utilidade numa escola. O objetivo desta prova é provocar uma ação conjunta e humanitária aos participantes da Semana do Meio Ambiente, vencerá a prova a equipe que conseguir maior número de utensílios de limpeza.

9ª TAREFA : RESULTADO DE CLASSIFICAÇÃO DO SOLETRANDO AMBIENTAL.

10a TAREFA : FINAL DO CONCURSO DE REDAÇÃO
As equipes deverão fazer a leitura oral da redação escolhida para a banca avaliadora no tempo máximo de 5 minutos.

11a TAREFA: TORCIDA ORGANIZADA (CARACTERIZAÇÃO E CENÁRIO).
As equipes deverão apresentar a comissão julgadora suas performance de torcida: animação, grito de guerra, efeitos visuais e etc.

12a TAREFA: SURPREZA – 4
Meio Ambiente limpo e sadio.

Nesta prova de habilidade a equipe devera juntar o maior numero de sacolas de lixo que foi jogado durante á competição num tempo de 2 minutos. Vence o grupo que encher maior número de sacolas que só serão entregues somente quando outra já estiver cheia.

13a TAREFA : APURAÇÃO DOS PONTOS
Somara cinco (05) pontos os dois representantes da turma que ficar até o final do resultado.

14a TAREFA : RESULTADO DO II JOGOS ESPORTIVO DA NATUREZA

Esta ultima tarefa será realizada em 03 de junho na quadra de jacumã com os jogos de baleado feminino e futsal masculino e logo após será divulgado o resultado geral da Gincana Ecológica 2011.
O resultado final da semana do meio ambiente será anunciado no dia 04 de junho no passeio ciclístico com todo o grupo

DIA: 03 de junho (sexta-feira)

II JOGOS DA NATUREZA
FUTSAL (Masculino) – BALEADO (Feminino)
Participantes: Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano)
Local : Quadra esportiva de Jacumã a partir das 14:00hs.
Nossa equipe de arbitragem
Bel (Inspetor dos alunos), Prof Erivan (Ed. Física), Joacil (Guarda Municipal)
Torcidas organizadas

Equipes dos Jogos de Baleado Feminino

Equipes dos Jogos de Futsal Masculino

Jogo final masculino

Premiação Feminina

e Masculino

RESULTADO DA GINCANA AMBIENTAL

2 CICLO DE DEBATES
Convidados: Educadores, Educandos e Lideranças Comunitárias.
Participantes: Estudantes da EJA
Local : Pátio interno da Escola a partir das 19:00hs.

Na noite da sexta feira aconteceu o segundo ciclo de debates sobre o Meio Ambiente o tema levado para educandos da EJA das escolas Deputado José Mariz, João Vinagre, PROJOVEM CAMPO – Sítio Gurugi e educadores foi sobre O Código Florestal Brasileiro. A abertura do evento foi feita pelo Arte Educador e Ator José Jocerlan e Silva que fez uma homenagem ao Poeta Ambientalista Gilvan Meirelles que nasceu na cidade de Cajazeiras-PB e faleceu no ano de 2009. Foram declamados os poemas: Biodiversidade, Aquecimento Global e Migração. Uma palestra foi proferida pela Professora Mariluzia. Especialista em Educação Ambiental que a bordou a temática do Ciclo de debates – O Código Florestal Brasileiro. Após a explanação do tema foi formado uma mesa com representantes de variados seguimentos da comunidade: Professora Karoline Monteiro Aluna de Mestrado em Geografia - Representando a comunidade do Gurugí , Antônia Salomé - Liderança Comunitária, Santana -Presidente Municipal do PV, Ary - Presidente da Colônia dos Pescadores e Profa Miriam – Diretora Adjunta da Escola Dep José Mariz. Cada participante da mesa tiveram 15 a 20 minutos para falar para a plateia o seu entendimento sobre as questões apresentadas a respeito do Código Florestal Brasileiro.

..........

Dia: 04 de junho – (Sábado)
I PASSEIO CICLÍSTICO JACUMÃ X TAMBABA

Participantes: Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano)
Local : Arco da entrada da Praia de Jacumã/Conde-PB a partir das 07:00hs. (concentração)


Estes heróis estudantes finalizaram nossas comemorações do Meio Ambiente com uma caminhada ciclística de Jacumã a Tambaba onde todo o percurso foi orientado pelo nosso integrante da COM-VIDA o estudante Adriano Oliveira de Souza, que garante aumentar o número de participantes da próxima vez.


PARABÉNS ESTUDANTES!!!

VOCÊS DEIXARAM ORGULHOSOS TODOS NOS QUE FAZEMOS ESTA ESCOLA.

Equipe Técnica de apoio durante o evento:

Direção Escolar: Ana Amélia D Gonçalves Ribeiro, Kátia Soares da Silva e Mirian Ferreira da Silva.
Supervisoras: Edjane, Maria Betânea C. do Egito
Educadores: Carlos Alberto de Lima (Geografia), Valquíria R do Nascimento (Geografia), Lesley Maria V Santiago (Português), Michele Kaline L Araújo (Português), Ana Lúcia de O Silva (História), Nívea Helena M F Dantas (Ingles), Danielisso de Souza Chaves (História), Ronaldo (Matemática), Ândria Rosseli B Silva (matemática), Paulo Robério M de Souza (Ciências), Erivan Fonseca da Silva (Educação Física) , José Caetano (Português - EJA), Prof Flávio Roberto Gomes de Medeiros, Prof Francisca Maria Santana A Rodrigues- 5 ano, Prof Mariselia Araujo Diniz- 5 ano
Funcionários: Humberto Bezerra da Silva (Bel), Irlany Galvão de O da Silva, Maria Lucileide Duarte Soares (Lêda), Leonia Barreto dos Santos. Joacil (Guarda Municipal)
Merendeiras: Joseane Maria de Carvalho (Aninha), Marta Maria de Carvalho, Ronan Soares da Siva, Wanda Rufino da Silva.


Valeu pessoal e até a próxima.
05 de Junho de 2011
Dia do meio Ambiente
>>>>>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário