sábado, 5 de junho de 2010

Ano 2010 - 4a Edição do Projeto de Educação Ambiental: “Lixo, uma questão de educação”

COM-VIDA EM AÇÃO

Nesta primeira etapa de ações do Projeto de Educação Ambiental da Escola Deputado José Mariz - ANO 2010 estamos planejando atividades pedagógicas para serem realizadas em áreas ambientais próximos da escola com os estudantes do Ensino Fundamental II e EJA. Estes planejamentos vem sendo executados desde fevereiro todas as quintas feiras pela manhã com a duração de 4 horas aulas e participam representantes da COM-VIDA, professores e a Supervisão Pedagógica da Escolar.
Campanha de Mobilização - Dia Mundial da Água
Responsáveis: Professores Givaldo Freire e Marli Joaquim
Apoio: CAGEPA

No dia 26 de março com objetivo de integrar a escolar com a Comunidade do bairro realizamos uma campanha de mobilização e sensibilização sobre " A importância da água para a comunidade e o planeta. " foram repassados na oportunidade pelos alunos da escola Deputado José Mariz dicas de economia e cidadania, o não desperdício da água, cuidados com a dengue, alem de entregarmos folderes informativos aos residentes que encontramos durante o percurso. Anúncios educativos foram feitos no carro de som nas ruas da colônia dos pescadores, avenida principal e finalizamos na orla da praia de Jacumã em frente à quadra esportiva. A culminância da atividade foi a de juntar o maior número de participantes que com as mãos dadas abraçamos a enseada da orla maríma de Jacumã.




Lançamento do Concurso Orla na Escola
Responsáveis: Supervisão Pedagógica da Escola
Apoio: CGPOC - Comitê Gestor do Projeto Orla do Município de Conde/PB


I CONCURSO ORLA NA ESCOLA 2010
“Vamos criar uma idéia legal para a orla marítima que queremos ter!”


A Escola Municipal Deputado José Mariz - Praia de Jacumã, em parceria com o CGPOC - Comitê Gestor do Projeto Orla do Município de Conde/PB, realizara no mês de junho o I Concurso orla na escola 2010 “Vamos criar uma idéia legal para "a orla marítima que queremos ter!.” Participarão os alunos da Educação Infantil, Fundamental e da EJA. O concurso tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pelo cuidado e preservação do meio ambiente, promover a cidadania e difusão dos conhecimentos básicos através da criação de uma idéia simples e fácil que traga benefícios a nossa orla marítima e aos usuários. Os participantes irão também fazer uma ilustração (pintura e ou desenho) da idéia. O resultado da melhor idéia será divulgado nas comemorações do Meio Ambiente em junho.


Criação do Fanzine de Educação Ambiental na Escola.

Este material ficou para que a estudante Claudiene Martins (COM-VIDA) junto com os professores Carlos Alberto e Marlim Joaquim, elaborassem a 1a Edição A Educação Ambiental na Escola.


Oficina de Papel reciclado
Ministrante: Prof Marli Joaquim
Foto: Givaldo Freire

Aconteceu no dia 13 de maio de 2010 a 1 fase da oficina de reciclagem de Papel nas margens do maceiozinho da Praia de Jacumã. Todo o processo de preparação do papel reciclado foi mediada pela professora Marli Joaquim como também a 2 fase de conclusão - O acabamento final do papel será feito na Escola junto com os estudantes participantes da oficina.


Foto: Givaldo Freire


Foto: Givaldo Freire

Resultados da Primeira Fase





Fotos: Givaldo Freire

Ensaios fotográficos do Maceiozinho na Praia de Jacumã.
Responsável: Givaldo Freire (Ciências)

Será remarcado uma nova data para esta oficina na qual será mediada pelo Professor Givaldo Freire (Ciências) com o objetivo de montar uma mostra fotográfica digital que acontecerá na semana de comemorações do Meio Ambiente.

COMEMORAÇÕES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
A INPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE PARA NOVAS GERAÇÕES
PRAIA DE JACUMÃ -MACEIOZINHO de 10 e 11 DE JUNHO DE 2010 –
Realização: COM-VIDA
APOIO: EMEIEFEJA – DEP. JOSÉ MARIZ
Responsável: Prof Marli Joaquim


PROGRAMAÇAO

Dia 07 de Junho

Estudantes participam da decoração da Copa do Mundo 2010 - Africa do Sul na principal rua do distrito de jacuma.

Esta atividade extra-classe foi uma parceria com o Núcleo Adminstrativo do Distrito de Jacumã e realizado com os estudantes do Ensino Fundamental II, EJA da escola Deputado José Mariz, Guarda Municipal agentes do Núcleo. Os participantes vestiram a camisa do orgulho brasileiro que é representado por nosso futebol e ascenderam a chama do amor de sermos brasileiros. No clima de cooperação e organização e é claro divertimento a turma pintou duas grandes bandeiras uma do Brasil e outra da Paraíba além dos síbolos da Copa no chão da rua que da acesso a quadra. Essa foi a forma saudável e com muito carinho os alunos deixou sua mensagem de boa sorte para a Seleção Brasileira. A Coordenação dos estudantes ficou por conta da COM-VIDA e da Arte Educadora Professora Marli Joaquim.















Fotos: Marli Joaquim


Boa Sorte Brasil !!!!

Dia 10 de Junho

08:00hs - Início das atividades.

Futebol Masculino e Jogo de Baleado Feminino.








Foto: Givaldo Freire

16:00h - Final do torneio






Foto: Marli Joaquim

Dia 11 de Junho

18:00hs Mostra Artes Visuais:





· Vídeo – Mudanças Climáticas


Foto: Marli Joaquim


· Papel Reciclado produzido pelos alunos
· Técnica de colagem
· Pintura utilizando bainhas de coqueiro.





Fotos: Givaldo Freire/Marli Joaquim

19:00hs Seminários


– Empreendedorismo e Meio – Ambiente
Palestrante: Maria de Fátima Barbosa -Supervisora da Escola Dep José Mariz

– Lançamento do Blog da COM-VIDA -Ações ambientais nas orlas do Distrito de Jacumã
Palestrante: Givaldo Freire de Oliveira











Fotos: Givaldo Freire/Marli Joaquim

2 comentários:

  1. Esta é minha primeira visita ao Blog COM-VIDA..neste momento com muito orgulho quero expressar meus Parabéns a toda equipe..
    BRAVO.....BRAVO.....BRAVÍSSIMO!!!

    ResponderExcluir