sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Vida de estudante.....


“O IMPORTANTE É FAZER A PAZ”.

Nascer é uma possibilidade. Viver é um risco. Envelhecer é um privilégio. Transformar depende da vontade. Realizar é nossa responsabilidade.”

(100 pensamentos poderosos)


A semana preparatória para comemorar  o dia do estudante foi o maior barato. Escola pela paz foi o tema de uma divertida Gincana que aconteceu no pátio mobilizando todos que estavam na  Escola Deputado José Mariz. A elaboração de como seria nosso dia do Estudante ficou por conta da Equipe pedagógica, professores e os estudantes da COM-VIDA.

A partir de tarefas cumpridas pelos alunos de forma agradável, buscou-se conscientizá-los da necessidade da paz entre as pessoas e de como alcançá-la, os motivos pelos quais devemos evitar as brigas e a guerra especialmente sobre a importância do dialogo entre os seres humanos e em especial dentro da escola.  

Durante uma semanas foi trabalhado pelos professores responsáveis pelas turmas, temas como:


Os valores morais e a vida.
A violência em casa e na escola.
A importância da comunicação entre as pessoas.

A coordenação da gincana ficou por conta do Prof Givaldo Freire que não deixou a galerinha ficar parada. A comissão responsável pelo julgamento das tarefas e pontuação das equipes foi formada pelas Professoras Gláucia, Leonia e Adriana (Funcionária).


Nossa equipe de Juradas que bastante atentas não pouparam as atenções... estavam de olho em tudo.
Professoras: Kátia,gláucia, Leônia e Adriana.

Ornamentação do espaço da turma na quadra da escola de acordo com a cor, o símbolo e o tema. 




A PAZ é alimentada pela união de raízes fortes. Em cada uma das nossas ações diárias pode estar uma raiz que permite a Cultura de Paz crescer e se multiplicar.




Para isso, trabalhamos com o conceito de Paz Positiva e Ativa, pois é preciso enfrentar os conflitos que se apresentam em nossas vidas e lidar com eles de forma construtiva e não violenta para reverter às situações de guerra e violência.






Não devemos fugir dos conflitos e sim transformá-los, pois a construção da paz exige uma postura ativa e transformadora.




Estudante, Nunca desista de seus sonhos, você pode fazer a diferença: levar o amor ao mundo. A cada atitude permeada de amor, estará fazendo sempre o melhor. A cada colega que se transformar num grande amigo, terás alegria ao encontrá-lo no futuro. Plante hoje o amor para colher sempre os frutos do bem que fizeste para cada pessoa.



A cultura de paz pressupõe que as relações entre os indivíduos devem ser horizontais, baseadas na solidariedade, na tolerância e no diálogo, e que essas bases precisam ser convertidas em ações éticas inclusivas para que deem frutos.



Não importa qual seja o seu estilo, hoje é seu dia! Parabéns Estudantes.

Ser estudante é compreender o que se ensina e além de compreender, pôr em prática sendo capaz de opnar criticamente diante da realidade social.


O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. 
                                                                                                                                    FERNANDO PESSOA.




Eu sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

Tarefas que foram realizadas

1) Ornamentação do espaço da turma na quadra da escola de acordo com a cor, o símbolo e o tema. – 0 a 10 pontos
2) Grito de Guerra enfatizando o tema de cada grupo – 0 a 10 pontos.

3) Apresentação de uma paródia que fale sobre ESCOLA PELA PAZ. – 0 a 10 pontos.

4) Apresentar uma frase elaborada pela turma enfatizando o tema PAZ– 0 a 10 pontos.
5) Pontuação Extra de 05 pontos para arrecadação de produtos de higiene (a entrega será no dia anterior a coordenação pedagógica).

6) Realizar uma encenação com o tema PAZ NA ESCOLA (dança, teatro ou música).
7) Criar um símbolo (cartaz ou objeto) com slogan sobre o tema da gincana (0 a 10 pontos).
8) Apresentar uma poesia e recitar com o tema SER ESTUDANTE É VIVER EM PAZ. (0 a 10 pontos).
TAREFAS SURPRESAS a cada 2 tarefas realizadas o coordenador realizará uma atividade surpresa a equipe que vencer ganhara 5 pontos para a sua equipe.
7-PREMIAÇÃO: A EQUIPE VENCEDORA (só os alunos que participaram da gincana mediante lista de frequência ganharão pontos de participação em todas as disciplinas).

Resultado

Em primeiro lugar empatados o 6 Ano, 7 Ano, 8 Ano e 9 Ano, afinal hoje é o seu dia e todo(a)s  vocês  já são vencedores.


Um comentário: