terça-feira, 19 de junho de 2012

Cúpula dos povos - Fórum - Palestra e Semiários

Ambientalista Marina da Silva
palestra durante a Rio + 20

 

Leonardo Boff
Nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. É neto de imigrantes italianos da região do Veneto, vindos para o Rio Grande do Sul no final do século XIX.Fez seus estudos primários e secundários em Concórdia-SC, Rio Negro-PR e Agudos-SP. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959.
Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).


Esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã gênese da conhecida Teologia da Libertação. Foi sempre um ardoroso defensor da causa dos Direitos Humanos, tendo ajudado a formular uma nova perspectiva dos Direitos Humanos a partir da América Latina, com "Direitos à Vida e aos meios de mantê-la com dignidade".
É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.
Em 8 de Dezembro de 2001 foi agraciado com o premio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).



É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.



Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata
Desde a sua criação, o Centro de Saberes e Cuidados Sociambientais da Bacia do Prata teve como sua marca e essência o diálogo entre diferentes saberes: saber científico, sabor popular, sabe tácito, saber ancestral, saber tradicional dos povos originários da América e o saber planetário.


O Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata expressa a vontade das instituições governamentais e não governamentais que fazem parte de um Acordo de Cooperação e que participam de um Pacto que se amplia ao longo do tempo, de desenvolver um processo dinâmico e inovador que seja produto e produtor de diversos níveis de cooperação interinstitucional, que tomaram como principais focos de suas reflexões e propostas os seguintes:

a) A água como tema integrador;
b) A bacia como território operacional;
c) O pensamento ambiental como marco conceitual da ação;
d) A educação ambiental como mobilizador social; e
e) A construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário