palestra durante a Rio + 20
Leonardo Boff
Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e
Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de
Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no
Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa
(Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg
(Alemanha).
Esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã gênese da conhecida Teologia da Libertação. Foi sempre um ardoroso defensor da causa dos Direitos Humanos, tendo ajudado a formular uma nova perspectiva dos Direitos Humanos a partir da América Latina, com "Direitos à Vida e aos meios de mantê-la com dignidade".
É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.
Em 8 de Dezembro de 2001 foi agraciado com o premio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.
Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata
O Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da
Bacia do Prata expressa a vontade das instituições governamentais e não
governamentais que fazem parte de um Acordo de Cooperação e que participam de
um Pacto que se amplia ao longo do tempo, de desenvolver um processo dinâmico e
inovador que seja produto e produtor de diversos níveis de cooperação
interinstitucional, que tomaram como principais focos de suas reflexões e
propostas os seguintes:
a) A água como tema integrador;
b) A bacia como território operacional;
c) O pensamento ambiental como marco conceitual da ação;
d) A educação ambiental como mobilizador social; e
e) A construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.
a) A água como tema integrador;
b) A bacia como território operacional;
c) O pensamento ambiental como marco conceitual da ação;
d) A educação ambiental como mobilizador social; e
e) A construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.
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